Câmara Municipal de São Carlos Homenageia ACIESP em Sessão Solene

Publicado em 01/07/2024 | Texto e edição: Josué de Moraes*

Em uma sessão solene realizada na quinta-feira, 29 de junho, a Câmara Municipal de São Carlos celebrou os 50 anos da fundação da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). A cerimônia, destinada a valorizar e enaltecer a pesquisa científica e a inovação tecnológica da Academia, foi presidida pelo vereador Robertinho Mori e teve o vereador Bruno Zancheta como orador oficial, autor do decreto legislativo que concedeu a homenagem à ACIESP.

.

Entre os participantes estavam Thamires Cristina da Costa Basílio, secretária adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação, representando o prefeito Airton Garcia; Glaucius Oliva, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para a região de São Paulo; Jailson Bittencourt de Andrade, vice-presidente da ABC; Vanderlan Bolzani, ex-presidente da ACIESP; Pedro Sérgio Fadini, pró-reitor de pesquisa representando a reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira; e Mirlene Simões, secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), representando o acadêmico Renato Janine Ribeiro, atual presidente da SBPC.

Em sua abertura, o vereador Robertinho Mori destacou a importância da academia se aproximar da sociedade e saudou todos os membros da ACIESP. Glaucius Oliva enfatizou a missão das academias de contribuir para a sociedade e para a formulação de políticas públicas, bem como o papel vital da Câmara Municipal de São Carlos, que há 50 anos realizou a sessão de estabelecimento da ACIESP. Representando os ex-presidentes, Vanderlan Bolzani ressaltou a necessidade dos cientistas se comunicarem com a sociedade e o potencial do Brasil em dar um salto de qualidade na ciência.

Sob aplausos, Adriano D. Andricopulo, presidente da ACIESP, recebeu o diploma de honra ao mérito, assinado pelo presidente da edilidade, Marquinhos Amaral. O diploma reconhece as cinco décadas de dedicação da ACIESP ao desenvolvimento científico, tecnológico e educacional do estado de São Paulo. A ACIESP também foi agraciada com uma placa da Prefeitura de São Carlos, assinada pelo prefeito Airton Garcia, parabenizando a Academia pelos seus 50 anos.

Em seu discurso, Andricopulo agradeceu a honraria ofertada pela Câmara e lembrou a importância dos fundadores da ACIESP. Ele elogiou os pesquisadores e estudantes presentes e agradeceu aos vereadores pela iniciativa da sessão solene, destacando também a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, José Galizia Tundisi.

Andricopulo enfatizou que, ao longo dos 50 anos, a ACIESP tem se dedicado ao avanço da ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e ambiental de São Paulo e do Brasil. Este reconhecimento, segundo ele, é um incentivo para continuar as atividades com determinação e compromisso. O presidente da ACIESP também destacou o apoio contínuo dos parlamentares às atividades de ciência, educação e desenvolvimento tecnológico, afirmando que investir nesses setores é investir no futuro e em mais oportunidades para os jovens.

A cerimônia também contou com a presença de diversos acadêmicos da ACIESP, incluindo membros titulares como Antonio Carlos Hernandes, José Antonio Eiras, Tito José Bonagamba e Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva.

A sessão solene foi transmitida ao vivo por diferentes canais de TV e online via Facebook e YouTube, pela página oficial da Câmara Municipal de São Carlos.

Vale lembrar que, no dia 29 de maio de 2024, a Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio de sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu uma cerimônia em homenagem à ACIESP pela celebração de seu jubileu de ouro. Para ler sobre a matéria, clique aqui.

.

.

Sobre a ACIESP

Fundada em 8 de outubro de 1974 na cidade de São Carlos, a ACIESP consolidou-se como uma das mais importantes instituições científicas do país, reunindo em seu corpo acadêmico cientistas de notável reconhecimento nacional e internacional. Para obter mais informações sobre a ACIESP e seus acadêmicos, clique aqui.

*Josué de Moraes é Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas da Universidade Guarulhos e Diretor-Executivo da ACIESP.  

Tags :
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest