PREFEITURA DE SÃO CARLOS HOMENAGEIA 50 ANOS DA ACIESP

Publicado em 03/06/2024 | Texto: Josué de Moraes* 

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio de sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu uma cerimônia em homenagem à Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) pela celebração de seu jubileu de ouro. Fundada em 8 de outubro de 1974 na cidade de São Carlos, este evento marca os 50 anos da ACIESP, reconhecendo os significativos serviços prestados ao desenvolvimento científico e tecnológico do país.

No dia 29 de abril, o Paço Municipal da Prefeitura de São Carlos foi palco de um importante evento: a homenagem à ACIESP pelos seus 50 anos. Representando o prefeito Airton Garcia, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, abriu o evento com palavras de reconhecimento, destacando a importância da ACIESP na promoção da ciência, tecnologia, inovação e educação em São Paulo.

No palco, junto com o presidente da ACIESP, Adriano D. Andricopulo, e o diretor-executivo, Josué de Moraes, estavam Vanderlan Bolzani, representando os ex-presidentes da ACIESP, e Glaucius Oliva, representando a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Em seu discurso, Glaucius Oliva enfatizou o papel relevante da ciência para a sociedade, ao passo que Vanderlan Bolzani destacou que uma sociedade científica forte inspira jovens e é essencial para enfrentar desafios. Josué de Moraes agradeceu à prefeitura de São Carlos pela homenagem ao jubileu de ouro da ACIESP e destacou as atividades recentes que a ACIESP têm desenvolvido durante a gestão 2023-2026.

Sob aplausos do público presente, o presidente Adriano D. Andricopulo subiu ao palco para receber a placa de homenagem à ACIESP. Em seu discurso, ele fez questão de apresentar a ata de fundação da ACIESP, destacando os nomes de diversas pessoas que contribuíram para a origem da academia paulista em São Carlos. Andricopulo agradeceu a todos os acadêmicos da ACIESP e a todos os envolvidos direta e indiretamente com as atividades da Academia. Ele enfatizou que a Academia recebe a homenagem com muita honra, alegria e compromisso de continuar apoiando as atividades de educação, ciência, tecnologia e inovação que promovem cada vez mais benefícios para a sociedade. O presidente da academia mencionou que a ciência ao longo do século 21 será capaz de resolver e nos ajudar a enfrentar os principais desafios, como as mudanças climáticas, segurança alimentar e saúde humana.

Adriano D. Andricopulo

São Carlos, berço da ciência e tecnologia, tem como característica seu pioneirismo. Receber essa homenagem de uma cidade reconhecida internacionalmente como a Capital da Tecnologia é um privilégio“, frisou”

A cerimônia foi marcada pela presença de diversos acadêmicos da ACIESP, incluindo membros titulares como Osvaldo Novais de Oliveira Junior, Antonio Carlos Hernandes, Luiz Nunes de Oliveira, Tito José Bonagamba, e a membro afiliada Marilia Valli. Ao final do evento, todos subiram ao palco em celebração às conquistas da academia. Também presente estava Yvonne Mascarenhas, que ao lado do professor Sérgio Mascarenhas, participou da fundação da ACIESP.

Também participaram da solenidade o vereador Robertinho Mori, o secretário municipal de Comunicação Leandro Severo, Larissa Vieira, diretora do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Mirlene Simões, secretária regional da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC), representando o acadêmico Renato Janine Ribeiro, atual presidente da SBPC, entre outras autoridades, professores, acadêmicos e representantes de instituições.

Para acessar a ata de fundação da ACIESP, clique aqui.

*Josué de Moraes é Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas da Universidade Guarulhos e Diretor-Executivo da ACIESP

Tags :
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest