ACIESP Celebra 50 anos com Evento Dedicado aos Jovens Pesquisadores

Publicado em 17/08/2024 | Texto e edição: Josué de Moraes*

Em comemoração ao cinquentenário da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), a nova geração de cientistas teve a oportunidade de apresentar suas pesquisas, compartilhando suas perspectivas sobre a ciência no estado de São Paulo e no Brasil. O evento proporcionou um espaço de ampla liberdade para que os jovens pesquisadores expressassem suas expectativas, desafios, críticas e aspirações em relação ao futuro da pesquisa científica, destacando o papel fundamental de suas contribuições para a construção de um futuro mais justo, sustentável e inovador.

Na última quinta-feira, 13 de agosto, o auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) foi palco de um importante evento que reuniu diferentes gerações de cientistas para debater o papel presente e futuro dos jovens na ciência brasileira. A mesa de abertura contou com a presença de Adriano D. Andricopulo, presidente da ACIESP; Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP; Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e Gilberto Carlotti, reitor da Universidade de São Paulo (USP) e representante do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (CRUESP). Todos são membros titulares da ACIESP.

Lideranças Acadêmicas e Científicas Enfatizam a Importância dos Jovens Pesquisadores

Em seu discurso, Adriano D. Andricopulo, presidente da ACIESP, expressou sua gratidão aos colaboradores e sublinhou a importância de ouvir os jovens pesquisadores, afirmando que eles representam os alicerces do futuro do Brasil.

Marco Antonio Zago, ao destacar a importância dos investimentos em ciência e tecnologia, ressaltou a contribuição essencial da ACIESP na superação dos desafios atuais. Ele também manifestou preocupação com a queda no número de novas matrículas na pós-graduação e com a formação tardia dos pesquisadores, apontando o recente aumento nas bolsas de estudo como uma das medidas da FAPESP para incentivar a carreira científica.

Renato Janine Ribeiro defendeu que o futuro da ciência brasileira depende de uma sólida educação básica. Helena Nader reforçou a necessidade de exercer o voto consciente e de cobrar dos diferentes governos um maior financiamento para a pesquisa. Gilberto Carlotti destacou que atrair jovens para a carreira científica exige uma reformulação abrangente na graduação e na pós-graduação.

O diretor científico da FAPESP e membro titular da ACIESP, Marcio de Castro Silva Filho, delineou o papel da Fundação na promoção da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Ele apresentou as principais iniciativas e programas da FAPESP voltados para os jovens pesquisadores, respondendo a diversas perguntas da plateia e reafirmando a importância desse espaço de diálogo com os cientistas emergentes.

Jovens Cientistas Apresentam suas Visões sobre o Futuro da Pesquisa no Brasil

O evento contou com a participação de membros afiliados da ACIESP, jovens pesquisadores da FAPESP e membros afiliados da ABC no estado de São Paulo. Eles tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos em andamento, discutir os principais desafios enfrentados na carreira científica e interagir com a plateia.

A primeira mesa de debates foi coordenada por Carlos F. O. Graeff, membro do conselho diretor da ACIESP, e composta por pesquisadores em início de carreira: Anna C.C. Aguiar (UNIFESP), Gabriel R. Schleder (CNPEM), Julia P. C. Cunha (Instituto Butantan), Juliana Ferreira de Brito (UNESP), Leandro Wang Hantao (UNICAMP) e Pedro Brancalion (USP). Esses jovens cientistas discutiram suas linhas de pesquisa e compartilharam suas perspectivas para o futuro.

A segunda mesa, coordenada por Glaucius Oliva, também membro titular da ACIESP, reuniu pesquisadores em meio de carreira: Daniel Martins de Souza (UNICAMP), Helder Nakaya (Hospital Israelita Albert Einstein), Leandro A. Teodoro (UNESP), Lidia M.B. Arantes (Hospital do Câncer de Barretos), Marcio W. Paixão (UFSCar) e Maria C.Q. Verdi (USP). Eles compartilharam os desafios enfrentados ao longo de suas trajetórias e as estratégias adotadas para superá-los.

.

Todos os 12 jovens pesquisadores que participaram das duas mesas de debates, juntamente com os coordenadores, foram agraciados com uma placa comemorativa em homenagem aos 50 anos da ACIESP. Esse gesto simbólico não apenas reconhece a contribuição significativa desses cientistas, mas também celebra o compromisso contínuo da Academia com o desenvolvimento da ciência e a valorização das novas gerações de pesquisadores.

.

Este evento gerou um impacto científico expressivo, incentivando uma reflexão profunda sobre o papel crucial da ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil, além de delinear as perspectivas para os próximos anos. A secretaria executiva do evento foi coordenada pelo Diretor-Executivo da ACIESP, Josué de Moraes, com o apoio de membros afiliados da Academia  Marilia Valli e Raphael Nagao de Sousa. Entre os presentes, destacaram-se Vanderlan Bolzani, ex-presidente da ACIESP, e o conselheiro Carlos Joly, acompanhados de diversos outros membros afiliados.

A transmissão ao vivo do evento está disponível no canal do YouTube da ACIESP. Para assistir à cobertura completa, acesse aqui. Mais informações sobre a programação do evento podem ser encontradas aqui

As imagens do evento estão disponíveis para acesso aqui. Ao compartilhar nas redes sociais, pedimos que marque a ACIESP nas publicações com o @aciespsp.

*Josué de Moraes é Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas da Universidade Guarulhos e Diretor-Executivo da ACIESP.