website youtube instagram facebook 

18 DE JUNHO DE 2024

ACIESP e ESALQ Promovem Evento sobre Agronegócio e Segurança Alimentar

Como parte das celebrações dos 50 anos da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), foi realizado no dia 27 de maio o evento “Agronegócio: Conceito e Segurança Alimentar” na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), em Piracicaba. Idealizado por Maria Lúcia Carneiro Vieira, membro do Conselho Diretor da ACIESP, o encontro é uma iniciativa conjunta entre as duas instituições.
Na imagem, da esquerda para a direita: Decio Zylbersztajn (FEA-USP), Josué de Moraes (diretor-executivo da ACIESP), Sílvia Helena Galvão de Miranda (ESALQ-USP), Maria Lúcia Carneiro Vieira (conselheira da ACIESP) e Adriano D. Andricopulo (presidente da ACIESP).
A abertura do evento foi realizada por Maria Lúcia, que expressou seus agradecimentos a todos os pesquisadores e estudantes presentes e destacou a importância da primeira visita oficial da diretoria da ACIESP ao campus “Luiz de Queiroz”. Ela leu uma mensagem de boas-vindas redigida pela Diretora da ESALQ, Thaís Vieira, que expressou sua honra em receber a ACIESP e lembrou que a ESALQ foi a primeira instituição a ter um membro titular eleito para a academia paulista na área de Ciências Agrárias.
“Foi uma oportunidade única para criar um ambiente de discussão enriquecedor sobre o agronegócio, suas origens e sua relação com a segurança alimentar no Brasil”, afirmou Maria Lúcia Carneiro Vieira, membro do Conselho Diretor da ACIESP e coordenadora do evento.
O presidente da ACIESP, Adriano D. Andricopulo, agradeceu à ESALQ pela parceria na realização do evento e enfatizou a importância das discussões sobre segurança alimentar. “A ciência no século 21 será fundamental para enfrentar os desafios globais, e eventos como este são essenciais para promover o diálogo e a colaboração necessários para encontrarmos soluções inovadoras”, afirmou Andricopulo. Ele também ressaltou o papel da ACIESP em promover ações e defender os cientistas, além de promover a ciência, tecnologia e educação em São Paulo e no Brasil ao longo de seus 50 anos de existência.
O diretor-executivo da ACIESP, Josué de Moraes, apresentou as ações recentes da ACIESP e destacou, para uma plateia repleta de jovens, a importância do engajamento da ciência com a sociedade. “A participação ativa dos jovens é crucial para o futuro da ciência e da inovação no Brasil. Precisamos inspirá-los e integrá-los nas discussões sobre os desafios e soluções para um futuro sustentável”, declarou Moraes.
Durante as palestras, Decio Zylbersztajn, professor titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), abordou o conceito, origem e evolução do agronegócio. Sílvia Helena Galvão de Miranda, professora titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ, apresentou e discutiu os desafios da ciência para atender à oferta e demanda de alimentos no Brasil. Para ver a programação completa, acesse aqui.

O evento contou com a presença de diversos estudantes e professores da ESALQ, incluindo Eduardo Eugênio Spers, chefe do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, e Carlos Alberto Labate, vice-chefe do Departamento de Genética, entre outros. Este encontro destacou a importância da colaboração entre academia e sociedade para garantir um futuro sustentável e seguro na área de segurança alimentar.

Vice-presidente da ACIESP participa de diálogo com o presidente do CNPq

No dia 28 de maio, Marie-Anne Van Sluys, vice-presidente da ACIESP, participou de um importante diálogo com Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e também membro titular da ACIESP. O evento, intitulado "Desafios do CNPq no Processo de Reconstrução do País", foi coordenado pelo Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (NEA-IOC).
Durante o debate, ficou evidente que a ciência é uma operação complexa que depende da coordenação e esforço de diversos atores, cujas atividades contribuem conjuntamente para o desenvolvimento nacional. Para conferir a matéria completa, "Desafios do CNPq: Diálogo com o Presidente Ricardo Galvão", escrita pela vice-presidente da ACIESP, clique aqui.

Os acadêmicos

Alicia Kowaltowski Conquista Prêmio Internacional da L’Oréal-Unesco

Alicia Kowaltowski, acadêmica titular da ACIESP, recebeu o prestigiado “Prêmio Internacional L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência 2024”. A cerimônia de premiação ocorreu em Paris em 28 de maio, destacando sua notável contribuição no estudo do metabolismo energético e suas conexões com doenças crônicas como obesidade, diabetes e envelhecimento. Professora titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQUSP), Alicia Kowaltowski é uma das cinco cientistas globalmente reconhecidas este ano, representando a América Latina e o Caribe, onde é uma figura de destaque na bioquímica. Saiba mais detalhes clicando aqui.

José Galizia Tundisi lançará o livro “São Carlos e o desenvolvimento sustentável: Presente – Futuro (2023-2030)”

José Galizia Tundisi, membro titular da ACIESP, lançará seu livro “São Carlos e o Desenvolvimento Sustentável: Presente – Futuro (2023-2030)”, dedicado à população da cidade. O lançamento está marcado para o dia 18 de junho, às 18h, no Centro de Empreendedorismo Cultural Mario de Andrade, em São Carlos. Adriano D. Andricopulo, presidente da ACIESP, e Glaucius Oliva, membro titular da ACIESP, tiveram a honra de prefaciar a obra.

Publicado pela editora Scienza, o livro visa se tornar referência para outros municípios que buscam a mesma perspectiva de sustentabilidade. Ele oferece um panorama atual de São Carlos e propõe direções para que a cidade se torne sustentável e inteligente nos próximos sete anos. Tundisi, também atual Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, é uma autoridade global em ecologia e limnologia, com foco em gestão e recuperação de ecossistemas aquáticos. Saiba mais detalhes clicando aqui.

Renato Janine Ribeiro defende acordo entre governo e universidades federais em editorial

A greve nas instituições federais de ensino superior tem gerado intensos debates e preocupações tanto na comunidade acadêmica quanto no governo federal. Em um editorial publicado pelo Jornal da Ciência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, membro do conselho diretor da ACIESP e presidente da SBPC, defende a necessidade urgente de um acordo entre governo e universidades federais.
Janine destaca que, apesar das divergências, todos os envolvidos compartilham um propósito comum: melhorar a qualidade educacional do Brasil. A principal discordância reside nos meios para alcançar esses fins, e é precisamente nesse ponto que a negociação e o diálogo se tornam essenciais.

Leia o editorial na íntegra, publicado em 14 de junho de 2024, no JC Notícias aqui.
Não viu as outras Newsletters da ACIESP? Acesse aqui

Expediente

Presidente: Adriano D. Andricopulo
Vice-Presidente: Marie-Anne van Sluys
Diretor-Executivo: Josué de Moraes
Diretor-Financeiro: Norberto P. Lopes

Redação e Edição: Josué de Moraes