Publicado em 05/07/2024 | Texto e Edição: Josué de Moraes*
Em um evento que contou com a presença de diversos membros da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), a Universidade de São Paulo (USP) anunciou a criação de 11 Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (CEPIx).
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
as
A Universidade de São Paulo (USP) anunciou a criação de 11 Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (CEPIx) durante o “Encontro Acadêmico CEPIx: Novas Fronteiras de Pesquisa”, realizado no dia 27 de junho no auditório Camargo Guarnieri, no campus da USP em São Paulo. Esses novos centros fazem parte de um programa da Reitoria voltado para fomentar e dar continuidade às atividades previamente realizadas pelos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
O membro titular da ACIESP, Fernando de Queiroz Cunha, coordenador geral do evento, abriu o encontro destacando as iniciativas desenvolvidas pela USP em comemoração aos 90 anos de sua fundação. Cunha enfatizou a enorme contribuição dos CEPID para a ciência e explicou que, com o término do prazo de funcionamento dos primeiros CEPID ao longo do próximo ano, os centros bem-sucedidos estão sendo transformados em CEPIx.
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, que também é acadêmico da ACIESP, destacou que os centros reúnem alguns dos melhores cientistas da USP e explicou que o propósito da universidade é manter os centros caracterizados pela excelência de suas pesquisas interdisciplinares em temas estratégicos.
O presidente da FAPESP e membro titular da ACIESP, Marco Antonio Zago, apresentou a palestra “Perspectivas de Financiamento de Pesquisa Interdisciplinar”, onde abordou o reajuste de 45% nos valores das bolsas da fundação, destacando a mudança na política da FAPESP em relação à formação de recursos humanos. Zago também falou sobre os investimentos da FAPESP em diversos programas de fomento à pesquisa.
Durante o seminário, coordenadores e integrantes dos centros apresentaram e discutiram os principais destaques de cada CEPID, abordando avanços científicos, formação de recursos humanos, internacionalização, educação e difusão, transferência de tecnologia e planos para os futuros CEPIx. Diversos membros da ACIESP estavam presentes no evento e fizeram apresentações dos centros de pesquisa, incluindo Mayana Zatz, do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco; Maurício Batista, do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (REDOXA); Fernando de Queiroz Cunha, do Centro Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID); Vanderlei Salvador Bagnato, do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF); Oswaldo Baffa Filho, do Centro de Pesquisa em Neuromatemática (NEUROMAT); e Glaucius Oliva e o presidente da ACIESP, Adriano D. Andricopulo, representando o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFAR), atualmente denominado Centro de Pesquisa e Inovação Especial em Ciências da Descoberta de Medicamentos (CEPIMED).
as
Confira os Novos Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (CEPIx)
- Centro de Estudos da Violência
- Centro de Estudos da Metrópole
- Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco
- Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina
- Centro de Pesquisa em Alimentos
- Centro de Pesquisa e Inovação Especial em Ciências da Descoberta de Medicamentos
- Centro de Pesquisa em Terapia Celular
- Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias
- Centro de Pesquisa em Matemática Aplicada à Indústria
- Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica
- Centro de Pesquisa em Neuromatemática
Para mais informações, acesso o Jornal da USP clicando aqui.
*Josué de Moraes é Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas da Universidade Guarulhos e Diretor-Executivo da ACIESP.