Revista Americana Destaca Trajetória de Vanderlan Bolzani

Publicado em 28/03/2024 | Texto: Josué de Moraes*

A edição especial do Journal of Natural Products, publicada pela American Chemical Society – ACS, reverencia a carreira da renomada pesquisadora Vanderlan da Silva Bolzani, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP de Araraquara) e membro do Conselho Diretor da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP).

A matéria especial destaca a jornada científica de Vanderlan, que dedicou mais de quatro décadas ao estudo dos produtos naturais e à biodiversidade brasileira. Nascida em uma vila de pescadores na Paraíba, sua paixão pela natureza a levou a explorar os segredos da química orgânica, superando obstáculos e desafios ao longo do caminho.

Após graduar-se em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Vanderlan prosseguiu seus estudos na Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu seu mestrado em Química Orgânica. Sua determinação a levou a se tornar professora assistente UFPB e, posteriormente, na UNESP.

Destacando-se como pioneira na pesquisa de produtos naturais, Vanderlan estabeleceu o Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais (NuBBE), liderando descobertas de mais de mil compostos naturais e desenvolvendo o banco de dados NuBBE, uma ferramenta valiosa para a pesquisa científica.

Além de suas notáveis conquistas acadêmicas, Vanderlan tem se destacado como uma defensora incansável da igualdade de gênero na ciência. Sua dedicação a essa causa é evidenciada por sua atuação em cargos de destaque em sociedades científicas e por sua iniciativa em promover prêmios que reconhecem o trabalho excepcional das mulheres na Química. Durante os anos de 2018 a 2022, Vanderlan integrou o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), desempenhando um papel crucial no direcionamento das políticas de pesquisa em São Paulo. Além disso, entre 2019 e 2023, Vanderlan ocupou com distinção a presidência da ACIESP, onde sua liderança visionária e comprometimento com a excelência científica contribuíram significativamente para o fortalecimento da academia no estado.

Seu legado estende-se à formação de recursos humanos, inspirando uma nova geração de cientistas a desvendar os mistérios da biodiversidade brasileira. A edição especial do Journal of Natural Products celebra o impacto duradouro de Vanderlan no campo da química de produtos naturais e seu compromisso com a excelência científica.

Acesse a edição completa aqui.

*Josué de Moraes é Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas da Universidade Guarulhos e Diretor-Executivo da ACIESP.