Membros & Equipe

19/07/1956

Ano de Posse:

Pesquisar por nome

É Vice-Presidente Senior, Redes de Pesquisa, na Elsevier (Oxford, UK). Graduou-se em Engenharia de Eletrônica no ITA em 1978. Brito Cruz obteve o título de Mestre em Ciências em 1980 e o de Doutor em Ciências em 1983, no Instituto de Física ?Gleb Wataghin?, da Unicamp. Foi pesquisador vistante do Istituto Italo Latino Americano na Universitá degli Studi, em Roma, pesquisador visitante na Universidade Pierre et Marie Curie, Paris, e visitante residente nos Laboratórios Bell da AT&T, em Holmdel, NJ e em Murray Hill, NJ. Sua área de pesquisa é o estudo de fenômenos ultrarápidos com lasers de pulsos ultracurtos, com ênfase no estudo de processos eletrônicos em escala de tempo de femtossegundos em materiais ópticamente não lineares voltados a aplicações em comunicações ópticas. Tem contribuído também na pesquisa sobre políticas para ciência e tecnologia e indicadores de impacto de pesquisas. Brito Cruz foi Diretor do Instituto de Física ?Gleb Wataghin?, na Unicamp e Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Física e membro do Comitê Consultivo Internacional da Optical Society of América. Foi Presidente do Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade da FIESP de 2005 a 2011. Foi Presidente da Fapesp de 1996 a 2002 e Reitor da Unicamp de Abril de 2002 a Abril de 2005. Foi Diretor-Científico da Fapesp de abril de 2005 a abril de 2020. Brito Cruz recebeu a Ordem do Mérito Científico da República Federativa do Brasil, a Ordre des Palmes Academiques da França e a Ordem do Império Britânico do Reino Unido. Desde 2000 é membro da Academia Brasileira de Ciências.