Publicado em 20/03/2025 | Redação e Edição: Josué de Moraes*
No final de janeiro, o presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), Adriano Andricopulo, integrou uma delegação da Universidade de São Paulo (USP) em uma visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O encontro teve como objetivo explorar oportunidades de colaboração entre as instituições, ampliando as possibilidades de interação acadêmica e científica.

Liderada pelo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, que também é membro titular da ACIESP, a delegação reuniu dirigentes e diretores de diversas unidades da universidade.
O diretor-geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva, também acadêmico da ACIESP, apresentou a estrutura do Centro e destacou as atividades realizadas nos quatro laboratórios que o compõem: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). Além disso, apresentou a Ilum Escola de Ciência, um programa inovador de formação científica voltado para jovens talentos.


Entre as propostas discutidas durante a visita estão a criação de disciplinas conjuntas para alunos de graduação e pós-graduação; o credenciamento de pesquisadores do CNPEM em programas de pós-graduação da USP; o desenvolvimento de programas conjuntos de pós-graduação em áreas estratégicas; e oferta de bolsas de doutorado e pós-doutorado para pesquisas colaborativas entre as instituições.
O presidente da ACIESP, Adriano Andricopulo, destacou a importância da parceria: “O CNPEM é uma instituição de referência em pesquisa e inovação no Brasil e no mundo. Essa aproximação da USP com o CNPEM fortalece ainda mais o ecossistema científico do nosso país, permitindo a troca de conhecimento e a criação de novas oportunidades para cientistas e estudantes”
A visita contou com a presença de diversos acadêmicos da ACIESP, incluindo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, Paulo Alberto Nussenzveig, e o diretor do Instituto de Física de São Carlos, Osvaldo Novais de Oliveira Junior. O encontro reforçou a importância do trabalho conjunto entre instituições de pesquisa e ensino para impulsionar o avanço da ciência e tecnologia no Brasil.
*Josué de Moraes é Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas da Universidade Guarulhos e Diretor-Executivo da ACIESP.