Publicado em 25/06/2024 | Texto: Adriano D. Andricopulo, Josué de Moraes e Norberto P. Lopes | Edição: Josué de Moraes
No dia 25 de junho, um grupo de cientistas renomados participou de uma audiência na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) para discutir o Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. A audiência, coordenada pelo presidente da ALESP, Deputado André do Prado, focou no artigo 22, inciso IV, que trata do orçamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Participaram Adriano D. Andricopulo, presidente da ACIESP; Helena Nader, presidente da ABC; Marie-Anne van Sluys, vice-presidente da ACIESP; e Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células Tronco da USP. Eles destacaram a grande importância da FAPESP para o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico do estado.
Os cientistas enfatizaram que a FAPESP é uma das principais agências de fomento à pesquisa no Brasil e no mundo. Foram apresentados exemplos de sucessos científicos apoiados pela Fundação, além do impacto econômico para o estado que hoje se destaca na inovação e como um dos maiores celeiros de start ups do país. Reforçaram a necessidade de manter a autonomia da FAPESP e seu orçamento anual correspondente a 1% da receita tributária do estado.
Os líderes partidários manifestaram apoio aos cientistas, reconhecendo a importância de garantir o suporte financeiro para o contínuo avanço científico e tecnológico em São Paulo.