ACIESP é homenageada em cerimônia de comemoração dos 90 anos da USP

Na cerimônia, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ACIESP recebeu a Medalha Armando de Salles Oliveira, a mais alta honraria da USP.

Publicado 30/01/2024 Texto: Josué de Moraes*

A ACIESP foi uma das 28 entidades e pessoas agraciadas com a medalha Armando de Salles Oliveira.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem1.png

Foto: José Luiz Conceição/USP Imagens

Na noite de 25 de janeiro, a imponente Sala São Paulo tornou-se palco de uma celebração festiva marcando os 90 anos da Universidade de São Paulo (USP). Um concerto da Orquestra Sinfônica da USP marcou o início das comemorações. O evento reuniu autoridades governamentais, entre eles o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o Vice-Presidente Geraldo Alckmin; o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, que representou o governador Tarcísio de Freitas; os Ministros do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso e José Antonio Dias Toffoli; seis Ministros de Estado, dentre eles o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; além de ex-reitores, docentes, alunos e servidores da Universidade.

A cerimônia, além de celebrar o nonagésimo aniversário da USP, destacou 28 entidades e personalidades com contribuições notáveis ao longo dessas nove décadas. A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), representada pelo seu presidente, Adriano D. Andricopulo, foi uma das instituições homenageadas.

Presidente da ACIESP recebendo a medalha Armando de Salles Oliveira.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem2-1.jpg
Imagem: TV USP

A Medalha Armando de Salles Oliveira foi instituída em 2008 para reconhecer aqueles que contribuem para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP. O nome da medalha presta homenagem ao governador do Estado de São Paulo que assinou o decreto de criação da USP em 1934.

Imagem: TV USP

Na abertura da cerimônia, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, que também é Membro Titular da ACIESP, expressou a importância histórica dos 90 anos da USP, destacando a grandeza da instituição que se deve ao trabalho excepcional de gerações dedicadas ao ensino, pesquisa e disseminação do conhecimento para o progresso do país. O discurso completo do reitor pode ser lido aqui.

A relação dos homenageados foi aprovada pelo Conselho Universitário, em sessão realizada no último dia 22 de janeiro.

ENTIDADES ASSOCIADAS

• Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo;
  • Instituto de Pesquisas Tecnológicas;
  • Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares;
  • Instituto Butantan;
  • Marinha do Brasil;

AGÊNCIAS DE FOMENTO

• Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;
  • Financiadora de Estudos e Projetos;

SOCIEDADES CULTURAIS E CIENTÍFICAS

• Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência;
  • Academia Brasileira de Ciências;
  • Academia de Ciências do Estado de São Paulo;
  • Academia Brasileira de Letras;
  • Academia Paulista de Letras;
  • Associação Brasileira de Imprensa;

FUNDADORES

• Júlio de Mesquita Filho (in memoriam);
  • Fernando de Azevedo (in memoriam).

UNIVERSIDADES ESTADUAIS

• Universidade Estadual de Campinas;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho;

ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO

• Tribunal de Contas do Estado de São Paulo;
  • Ministério Público do Estado de São Paulo;

ÓRGÃOS DO JUDICIÁRIO

• Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
  • Supremo Tribunal Federal;

ÓRGÃOS LEGISLATIVOS

• Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo;
  • Congresso Nacional;

PODER EXECUTIVO

• Governo do Estado de São Paulo;
  • Governo da República Federativa do Brasil.

*Josué de Moraes é Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas da Universidade Guarulhos e Diretor-Executivo da ACIESP.