ACIESP e ESALQ Promovem Evento sobre Agronegócio e Segurança Alimentar

Publicado em 18/06/2024
 | Texto:  Josué de Moraes*

Como parte das celebrações dos 50 anos da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), foi realizado no dia 27 de maio o evento “Agronegócio: Conceito e Segurança Alimentar” na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), em Piracicaba. Idealizado por Maria Lúcia Carneiro Vieira, membro do Conselho Diretor da ACIESP, o encontro é uma iniciativa conjunta entre as duas instituições.

Na imagem, da esquerda para a direita, estão os seguintes professores: Decio Zylbersztajn (FEA-USP), Josué de Moraes (diretor-executivo da ACIESP), Sílvia Helena Galvão de Miranda (ESALQ-USP), Maria Lúcia Carneiro Vieira (conselheira da ACIESP) e Adriano D. Andricopulo (presidente da ACIESP).

A abertura do evento foi realizada por Maria Lúcia, que expressou seus agradecimentos a todos os pesquisadores e estudantes presentes e destacou a importância da primeira visita oficial da diretoria da ACIESP ao campus “Luiz de Queiroz”. Ela leu uma mensagem de boas-vindas redigida Diretora da ESALQ, Thaís Vieira, que expressou sua honra em receber a ACIESP e lembrou que a ESALQ foi a primeira instituição a ter um membro titular eleito para a academia paulista na área de Ciências Agrárias.

Foi uma oportunidade única para criar um ambiente de discussão enriquecedor sobre o agronegócio, suas origens e sua relação com a segurança alimentar no Brasil”, afirmou Maria Lúcia Carneiro Vieira, membro do Conselho Diretor da ACIESP e coordenadora do evento.

O presidente da ACIESP, Adriano D. Andricopulo, agradeceu à ESALQ pela parceria na realização do evento e enfatizou a importância das discussões sobre segurança alimentar. “A ciência no século 21 será fundamental para enfrentar os desafios globais, e eventos como este são essenciais para promover o diálogo e a colaboração necessários para encontrarmos soluções inovadoras,” afirmou Andricopulo. Ele também ressaltou o papel da ACIESP em promover ações e defender os cientistas, além de promover a ciência, tecnologia e educação em São Paulo e no Brasil ao longo de seus 50 anos de existência.

O diretor-executivo da ACIESP, Josué de Moraes, apresentou as ações recentes da ACIESP e destacou, para uma plateia repleta de jovens, a importância do engajamento da ciência com o público jovem e com a sociedade em geral. “A participação ativa dos jovens é crucial para o futuro da ciência e da inovação no Brasil. Precisamos inspirá-los e integrá-los nas discussões sobre os desafios e soluções para um futuro sustentável,” declarou Moraes.

Durante as palestras, Decio Zylbersztajn, professor titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), abordou o conceito, origem e evolução do agronegócio. Sílvia Helena Galvão de Miranda, professora titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ, apresentou discutiu os desafios da ciência para atender à oferta e demanda de alimentos no Brasil. Para ver a programação completa, acesse aqui.

O evento contou com a presença de diversos estudantes e professores da ESALQ, incluindo Eduardo Eugênio Spers, chefe do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, e Carlos Alberto Labate, vice-chefe do Departamento de Genética, entre outros. Este encontro destacou a importância da colaboração entre academia e sociedade para garantir um futuro sustentável e seguro na área de segurança alimentar.

*Josué de Moraes é Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas da Universidade Guarulhos e Diretor-Executivo da ACIESP