Publicado em 10/10/2024
Incentivo à participação dos jovens e homenagens marcam o evento promovido pela Academia
A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), fundada em 1974, celebrou seu cinquentenário nesta terça-feira (08), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), prestando homenagens a seus fundadores, ex-presidentes e instituições que contribuíram para o avanço da ciência, tecnologia, inovação e educação no Estado de São Paulo e no Brasil.
O evento contou com a presença de destacadas autoridades na mesa de honra, incluindo Vahan Agopyan, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo; Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Denise Pires de Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp); e Márcio de Castro Silva Filho, diretor científico da FAPESP. Também marcaram presença Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outros. O anfitrião do encontro foi o presidente da ACIESP, Adriano Andricopulo.
Durante o evento, foi exibido um vídeo institucional que contou a história da Academia, destacando momentos importantes, como a leitura da ata de fundação, que homenageou o professor Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física e Química de São Carlos (USP), um dos principais nomes envolvidos na criação da ACIESP. O vídeo pode ser assistido na íntegra aqui.
O presidente da ACIESP, Adriano Andricopulo, juntamente com o diretor-executivo Josué de Moraes, destacou o trabalho da Academia em diversificar suas atividades e integrar as novas gerações de cientistas. “Estamos focados em atrair jovens talentos, que serão o futuro da ciência no Brasil”, afirmou Andricopulo. A Academia tem investido em programas voltados para jovens pesquisadores, além de ampliar sua presença nas redes sociais para alcançar um público mais jovem e engajado.
Na solenidade, a ACIESP concedeu honrarias com medalhas e certificados a instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, órgãos do poder executivo, além de fundadores e ex-presidentes da Academia, reconhecendo suas contribuições fundamentais para o desenvolvimento da ciência e inovação no Estado de São Paulo e no Brasil. As seguintes instituições foram homenageadas:
Instituições de ensino:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
- Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- Universidade Federal do ABC (UFABC)
- Centro Paula Souza (CPS)
Institutos:
- Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
- Instituto Butantan
- Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)
- Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
- Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
- Instituto de Engenharia
Agências de fomento:
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Órgãos do Poder Executivo:
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
- Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI-SP)
Sociedades científicas e culturais:
- Academia Brasileira de Ciências (ABC)
- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Outros homenageados:
- Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)
- Fundação Petér Murányi
- Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)
- Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia
.
Para conferir as imagens do evento e das homenagens, acesse nossa galeria de fotos aqui.
.
(Sara Beatriz Santos para ACIESP)