Membros & Equipe

10/09/1952

Ano de Posse:

Pesquisar por nome

possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1974), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo/São Carlos (1980) e doutorado em Ciências Naturais (Dr. Rer. Nat.) pelo Institut fuer Allgemeine Metallkunde und Metallphysik – Rheinisch-Westfälischen Technischen Hochschule/Aachen- Alemanha (1985). Docente do Departamento de Física da da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar desde 1976, atualmente é Professor Titular. Desde 2010 é pesquisador 1A do CNPq. Atua nas áreas de Física da Matéria Condensada e Ciência dos Materiais, com ênfases em Síntese de Materiais Cerâmicos (ferroelétricos e multiferróicos – monólitos ou nanoestruturados), Ferroeletricidade, Propriedades Elétricas, Dielétricas, Ferroelétricas, Piezoelétricas, Mecânicas e Acústicas da Matéria Condensada. Tem larga experiência principalmente em Síntese, Fenomenologia, de materiais ferroelétricos e multiferróicos, e Aplicações (particularmente, em desenvolvimento de sensores, atuadores e transdutores ultrassônicos). É membro do International Advisory Board in Ferroelectricity, do Editorial Board das revistas Ferroelectrics, Journal of Advanced Dielectrics e Cerâmica. Organizou o 11th International Meeting on Ferroelectricty (Foz do Iguazu (2005), além de outros eventos como: simpósios ou sessões nos Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (SBF), Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), Congressos Brasileiro de Cerâmicas (ABC) e no International Instituto of Physics (UFRN). Supervisionou e orientou 15 pós-doutorados, 19 doutorados, 14 mestrados e 29 iniciações científicas. Coordenou mais 30 projetos de apoio à pesquisa individuais e temáticos. Tem larga experiência em cooperação internacional, adquirida através do desenvolvimento de projetos de cooperação científica e intercâmbio, participação em eventos e em redes temáticas. Foi coordenador do Programa de Pós Graduação em Física da UFSCar (2004 a 2006 e 2010 a 2012). Em setembro de 2012 foi eleito membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP).