website youtube instagram facebook 

15 DE SETEMBRO DE 2023

NOVA DIRETORIA DA ACIESP TOMA POSSE

Na última quinta-feira, 14 de setembro, ocorreu a Cerimônia de Posse da nova Diretoria da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), eleita para o triênio 2023-2026. O evento, que lotou o auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), marcou a diplomação dos novos Membros Titulares e Membros Afiliados.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo, na mesa de honra, Vahan Agopyan, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo; Marco Antonio Zago, Presidente da FAPESP; Helena Nader, Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Vanderlan Bolzani, Presidente da ACIESP (2019-2023); e Adriano D. Andricopulo, novo presidente da ACIESP (2023-2026).

Ex-presidente realiza o encerramento de sua gestão

Ex-presidente é ovacionada pelo público no encerramento de sua gestão. Com uma trajetória exemplar no mundo acadêmico, ela usou seu tempo no palco para compartilhar experiências, desafios e vitórias alcançadas durante o seu mandato. Mais do que isso, usou esse momento para projetar o futuro, expressando seu otimismo e desejando sucesso à nova diretoria.

"Com base na minha experiência, essa combinação de fazer ciência compromissada com os grandes desafios do estado e do país é altamente compensadora." disse Vanderlan, em seu belíssimo discurso.

Quem são os novos diretores?

O professor da Universidade de São Paulo (USP), Adriano D. Andricopulo, é o novo presidente para o triênio 2023-2026. Marie-Anne van Sluys, também da USP, é a Vice-Presidente. Josué de Moraes, da Universidade Guarulhos (UNG), assumiu o cargo de Diretor-Executivo da entidade, enquanto Norberto Peporine Lopes, da USP, assumiu a função de Diretor-Financeiro.
Em seu discurso de posse, Andricopulo ressaltou a importância da ACIESP em reunir cientistas do estado de São Paulo em prol da defesa da ciência, do desenvolvimento tecnológico e da educação. Experimente, além de ser Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1A do CNPq, Andricopulo ocupou a Diretoria Executiva da ACIESP durante o período de 2019 a 2023.

"A ciência deve estar à disposição de nossa sociedade, contribuindo com políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida da população"

Diz o novo Presidente, com entusiasmo para o seu mandato!
Adriano D. Andricopulo

Novos conselheiros

O Conselho Diretor é um órgão de deliberação e os seus membros também foram eleitos para o próximo triênio.

Quem são os novos conselheiros?

Ciências Agrárias

Marie L. Carneiro Vieira

Ciências Biomédicas

Carlos Alfredo Joly

Ciências da Engenharia

Isolda Costa

Ciências da Terra

Maria de F. Andrade

Ciências Físicas

Paulo Artaxo
Carlos F. O. Graeff

Ciências Humanas e Sociais

Renato Janine Ribeiro
Ana M. F. de Almeida

Ciências Matemáticas

Flavio Ulhoa Coelho

Ciências Químicas

Hernan Chaimovich

Membros Titulares e Afiliados

A tarde da quinta-feira foi repleta de alegria e satisfação para os novos Membros Titulares e Afiliados. Foram diplomados 22 novos membros, sendo 17 Membros Titulares, representando as 10 áreas da ACIESP, e 5 Membros Afiliados. Os cientistas titulares diplomados possuem elevado reconhecimento nacional e internacional. Os jovens afiliados possuem menos de 40 anos e um futuro promissor.

Paulo Artaxo, ex-vice-Presidente da ACIESP e agora membro do Conselho Diretor, proferiu palavras de saudação aos Novos Membros da ACIESP, enquanto Ana Maria Fonseca de Almeida, diplomada como Membro Titular e integrante do Conselho Diretor, fez uso da palavra em nome dos novos integrantes.
Conheça todos os membros da ACIESP...

Quem são os novos membros?

TITULARES

Ciências Agrárias

Maria Lucia Carneiro Vieira

Ciências da Terra


Luiz E. O. Aragão
Maria de Fátima Andrade

Ciências Biológicas

Cristiana Simão Seixes
Dario Simões Zamboni

Ciências da Físicas


Iberê Luiz Caldas
Kaline Rabelo Coutinho

Ciências Biomédicas

Everardo Magalhães Carneiro

Ciências Humanas e Sociais

Ana Maria Fonseca de Almeida
Renato Janine Ribeiro

Ciências da Engenharia

Isolda Costa
Vahan Agopyan

Ciências Matemáticas

Luiz Renato Gonçalves Fontes

Ciências da Saúde

Gabriela di Giulio
Josué de Moraes

Ciências Químicas

Maysa Furlan
Noberto Peporine Lopes

AFILIADOS

Juliana Ferreira de Brito

Leandro Wang Hantao

Marilia Valli
Micael Amore Cecchini

Raphael Nagao de Sousa

Sobre o evento


O Auditório da FAPESP foi o palco da cerimônia de posse da nova diretoria e da diplomação dos novos membros. O evento reuniu mais de 200 pessoas, incluindo membros, autoridades do meio acadêmico e familiares dos diplomados. O Presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, fez a abertura da cerimônia desejando boas-vindas com o discurso: "Adriano Andricopulo é como o novo presidente que devo dizer que todos nós temos muita esperança de que continue essa nova gestão bastante profícua".

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, ressaltou a importância da Ciência para a Sociedade. Em seguida, Vanderlan Bolzani agradeceu o período que esteve na presidência da ACIESP e empossou o professor Adriano Andricopulo.

A cerimônia ainda contou com a brilhante palestra de Helena Nader, Presidente da Academia Brasileira de Ciências, na qual foi enfatizada a importância da ciência para o nosso país.

O evento celebrou um momento significativo para a ciência. Fundada em 1974, a ACIESP, uma associação de natureza científica e cultural, tem como missão primordial contribuir para o progresso da ciência, tecnologia e educação no Estado de São Paulo.

O evento teve transmissão ao vivo. Você pode assistir à cobertura no canal do YouTube da ACIESP, acesse aqui.

Galeria de Fotos