website youtube instagram facebook 

23 DE ABRIL DE 2024

ACIESP e ESALQ promovem evento sobre Agronegócio e Segurança Alimentar

No dia 17 de abril, a ciência foi celebrada em um evento marcante realizado em São Paulo. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Nobel Prize Outreach (NPO), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), promoveram a primeira edição presencial do Nobel Prize Dialogue na América Latina, com foco na ciência.
Pela manhã, no Centro de Difusão Internacional da USP, os laureados Serge Haroche (Nobel de Física em 2012), David MacMillan (Nobel de Química em 2021) e May-Britt Moser (Nobel de Medicina em 2014) compartilharam suas trajetórias como cientistas e discutiram o cenário do desenvolvimento científico para um público de aproximadamente mil pessoas, incluindo muitos estudantes.
À tarde, um evento exclusivo na FIESP reuniu líderes empresariais, autoridades governamentais, representantes do setor acadêmico e agências de apoio à pesquisa para discutir o impacto da ciência em nosso futuro. Abordou-se o valor da ciência para a sociedade, incluindo como ela impulsiona a economia e como a sociedade influencia o progresso científico. O presidente da ACIESP, Adriano D. Andricopulo, presente no evento, expressou sua gratidão à presidente da ABC, Helena Nader, pelo convite para participar deste encontro crucial com os laureados do Nobel. Ele destacou a importância do evento para o avanço da ciência, afirmando:

"Eventos como esse são fundamentais para promover o diálogo entre os cientistas e criar oportunidades que impulsionem ainda mais a pesquisa e a inovação em nosso país”.

Leia mais informações sobre o evento página da ACIESP, clicando aqui.

Presidente da ACIESP contribui em conferência do Ministério Da Ciência, Tecnologia e Inovação

No dia 16 de abril, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promoveu a Conferência Livre com o tema "A Biotecnologia Como Ferramenta Para Um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. O presidente da ACIESP, Adriano D. Andricopulo, participou remotamente da mesa “A Visão da Academia e da Indústria”, representando também a SBPC, Andricopulo trouxe à discussão temas relevantes sobre o investimento em pesquisa para impulsionar a inovação, com foco especial na área da saúde e na pesquisa biomédica.
Para assistir à conferência no YouTube, basta clicar aqui.

Artigo

FEBRACE: um espaço para jovens talentosos

Após representar a ACIESP na edição de 2024 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a vice-presidente, Marie-Anne Van Sluys, relata a riqueza e variedade dos projetos apresentados, destacando a motivação tanto dos alunos quanto dos professores. Além disso, traz reflexões sobre o potencial da criatividade dos jovens no ambiente profissional.
Convidamos você a acessar o artigo completo na página da ACIESP, clicando aqui.

Os acadêmicos

Luiz Carlos Dias lançará livro “Não há mundo seguro sem ciência - A luta de um cientista contra as pseudociências"

Luiz Carlos Dias, Membro Titular da ACIESP, lançará seu livro "Não há mundo seguro sem ciência - A luta de um cientista contra as pseudociências" durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em Águas de Lindóia, SP, no dia 23 de maio. Outros eventos de lançamento estão programados para a sede da ADUNICAMP, na Unicamp, em 20 de junho, e em Uberlândia, em 10 de julho. O livro oferece um relato histórico da pandemia de Covid-19 e destaca como essa crise sanitária foi afetada pela situação política brasileira contemporânea, ressaltando o papel crucial da ciência.

Para mais informações, visite o site do livro aqui.

Políticas de CTIE

São Paulo vai usar IA para elaborar aulas digitais da rede pública

O governo de São Paulo planeja utilizar inteligência artificial, como o ChatGPT, para a elaboração de aulas digitais ofertadas aos alunos da rede pública de ensino.
Programa de R$ 1 bilhão para repatriar cientistas gera críticas entre pesquisadores

Embora a ideia do projeto seja considerada positiva, sua implementação em meio ao atual cenário tem gerado indignação. O presidente do CNPq afirma que não haverá retirada de verba da pesquisa nacional.

Oportunidades

Cursos online da SBPC estão com inscrições abertas

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com inscrições abertas para o 8º ciclo de webminicursos. São 47 opções em várias áreas do conhecimento, com certificado de participação. Inscrições até 20 de maio de 2024.

FAPESP e DAAD lançam nova chamada

Programa de Pesquisa Alemanha - São Paulo seleciona propostas de intercâmbio acadêmico em qualquer área do conhecimento científico
Não viu as outras Newsletters da ACIESP? Acesse aqui

Expediente

Presidente: Adriano D. Andricopulo
Vice-Presidente: Marie-Anne van Sluys
Diretor-Executivo: Josué de Moraes
Diretor-Financeiro: Norberto P. Lopes

Redação e Edição: Josué de Moraes
Email Marketing Powered by MailPoet