website youtube instagram facebook 

02 DE OUTUBRO DE 2023

MARCO DE INOVAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO

Inauguração da Primeira Empresa no Condomínio de Inovação

No dia 15 de setembro, a cidade de Ribeirão Preto testemunhou um marco significativo na área de inovação com a inauguração da nova sede da Lychnoflora, a primeira empresa a se estabelecer no Condomínio de Inovação. Adriano D. Andricopulo, Presidente da ACIESP, participou do evento, ressaltando a importância de um ambiente inovador que promove a transferência de conhecimento em diversas áreas.
Andricopulo destacou que a participação da Universidade, das administrações municipais e estaduais, e das empresas é fundamental para aprimorar a qualidade de vida da população. Ele compartilhou o espaço com o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Daniel Gobbi, o presidente do Supera Parque, Sandro Scarpelini, a diretora de Negócios da Lychnoflora, Thaís Guaratini. Tito J. Bonagamba, coordenador do Inova USP e Membro Titular da ACIESP, e Norberto Peporine Lopes, Diretor-Financeiro da ACIESP, também estiveram presentes.

As empresas estabelecidas na nova área se beneficiam do suporte científico da USP e interagem com as 78 startups incubadas no Parque. O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a USP, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ACIESP

O dia 14 de setembro de 2023 ficou marcado pela posse da nova Diretoria da ACIESP. Durante a cerimônia realizada na FAPESP, também foram empossados os novos Membros Titulares e Membros Afiliados da ACIESP, juntamente com os integrantes do Conselho Diretor para o triênio 2023-2026.

Confira a Newsletter exclusiva sobre a posse da nova diretoria aqui.

Os Acadêmicos

Onda de calor cada vez mais frequente é reflexo de crise climática

Paulo Artaxo, Membro Titular da ACIESP e membro do Conselho Diretor da instituição, abordou o preocupante tema da crescente frequência das ondas de calor em uma entrevista exclusiva concedida ao Jornal da CBN. Durante a conversa, o cientista destacou a relevância desse fenômeno como um indicador da atual crise climática e enfatizou a importância de estarmos preparados para eventos climáticos extremos.

Artaxo ressaltou o papel essencial do Brasil na mitigação das mudanças climáticas, especialmente na proteção da Amazônia, e destacou a responsabilidade dos países desenvolvidos em reduzir a queima de combustíveis fósseis.
O acadêmico também expressou preocupação com a lentidão das discussões sobre a crise climática em níveis geopolíticos e manifestou a esperança de que a próxima COP, que será realizada no Brasil em 2025, leve a ações concretas por parte dos governos.

Ouça a entrevista completa na Rádio CBN

Nota de pesar

Nota de pesar - Shigueo Watanabe

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Shigueo Watanabe, Membro Titular e um dos fundadores da ACIESP. Sua notável contribuição para a física nuclear, seu compromisso inabalável com a educação e sua dedicação incansável à ACIESP deixam um legado inestimável.

Expressamos nossa sincera gratidão por sua dedicação à ciência e estendemos nossas mais profundas condolências à sua família e amigos.

SOBRE
Shigueo Watanabe
Foto: Cecília Bastos/USP Imagem
Nascido em 1924, na cidade de Araçatuba, interior paulista, o Professor Shigueo Watanabe nos deixou nesta terça-feira, 26 de setembro. Ele orientou impressionantes 85 estudantes, entre 34 doutorandos e 51 mestrandos, e sendo mentor de inúmeras gerações de cientistas brilhantes que agora seguem seu legado. A ACIESP lamenta profundamente essa perda e expressa sua solidariedade neste momento de tristeza. Sua ausência representa uma lacuna imensurável na comunidade científica. Agradecemos imensamente por sua cooperação, dedicação e valiosas contribuições à ACIESP e à ciência brasileira.

Políticas de CTIE

Novo plano de pós-graduação focará no combate às desigualdades

Em reunião de pró-reitores do Sudeste, CAPES afirma que novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) vai olhar para interiorização e questões regionais, raciais e de gênero.

FAPESP reúne especialistas para debater a Amazônia na Cúpula de Ciências da 78ª Assembleia Geral da ONU

O “Amazon Day: Science for the Amazon”, organizado pela FAPESP, discutiu o papel da ciência, tecnologia e inovação no desenvolvimento sustentável da região amazônica.

CNPq e MCTI investirão R$ 12 milhões em pesquisas sobre eventos meteorológicos extremos

A submissão fica aberta até o dia 16 de outubro e apoiará projetos de pesquisa em prevenção de desastres naturais e minimização de dados.

Acontece em São Paulo

Escola Interdisciplinar FAPESP 2023 – Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina.


Inscrições até 30 de setembro de 2023

ILP promoverá o seminário "Desafios do Financiamento Exclusivo como Ferramenta de Inclusão das Pessoas com TEA na Educação Pública"


Data do evento: 10 de outubro de 2023
Não viu o lançamento da nossa Newsletter? Acesse aqui